Pular para o conteúdo
Voltar

Setasc recebe homenagem em celebração ao Dia Nacional da Adoção

Ações para conscientização da causa serão realizadas pela Ampara
Quéren-Hapuque/Setasc-MT | Cuiabá/MT

Solenidade de comemoração ao Dia Nacional da Adoção - Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
Solenidade de comemoração ao Dia Nacional da Adoção
A | A

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) foi homenageada pela Câmara Municipal de Cuiabá em celebração ao Dia Nacional da Adoção comemorado no dia 25 de maio. O evento, que foi realizado na terça-feira (14.05), contou com a presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que é madrinha da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara).

Virginia compartilhou com os participantes uma parte da sua história de vida, destacando como foi à chegada da sua filha caçula [Maria Luiza] no seio familiar. “Ela chegou pra gente após cinco anos de espera, eu estava recém-operada, e minha filha até comentava: “Mãe, você acabou de fazer uma cirurgia, como você vai adotar agora?”. Porém, antes de ser casada, eu já pensava na adoção, sempre imaginei que teria dois filhos e o terceiro seria adotado. Graças a Deus, meu pensamento e meus sonhos se realizaram”, disse Virginia.

A monção de aplausos foi recebida pela secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho. O secretário adjunto de Assistência Social e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT), Aguinaldo Garrido, também recebeu a homenagem. Ele defendeu a atuação do Governo do Estado em priorizar as políticas públicas voltadas a criança e adolescente.

“Nós precisamos avançar em políticas públicas em todas as modalidades. Vamos qualificar gestores municipais da assistência social e romper este paradigma da institucionalização, principalmente da longa permanência dessas crianças em abrigos”, salientou Garrido.

A presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon, destacou que o processo de adoção é muito importante. “Somos parceiros do Poder Judiciário, no acolhimento de pretendentes à adoção para conscientizar a sociedade e também no rompimento de mitos e preconceitos que ainda existem com relação ao assunto”, pontuou a presidente.

A sessão solene foi requerida pelo vereador Marcelo Bussiki.  “A gente homenageia pessoas que são destaques em prol da adoção, como a primeira-dama Virginia Mendes, que fez um excelente trabalho como primeira-dama de Cuiabá e agora como primeira-dama do Estado, continua trilhando no mesmo caminho”, ressaltou Bussiki.

Adoção em Mato Grosso

De acordo com a Juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, Gleide Bispo Santos, Mato Grosso tem se destacado diante dos demais Estados da federação, com um numero reduzido de crianças aptas à adoção. Em Cuiabá existem 184 pretendentes aguardando pela adoção.

A Juíza, ainda destacou que Mato Grosso é pioneiro no desenvolvimento do trabalho de antecipação de tutela para colocação de crianças com celeridade em família substituta.

Semana da Adoção

 Além da solenidade de homenagem durante a Semana Estadual da Adoção 2019, serão realizadas diversas ações que endossam a importância da adoção de crianças e adolescentes.

Na próxima terça-feira (21.05) ocorre a “Adoção na Passarela”. A iniciativa é um desfile que conta com a participação das famílias que estão no processo adotivo e crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva em serviço de acolhimento e que aguardam uma adoção.

Já na quarta-feira (22.05) a programação contará com a Solenidade de Premiação do IX Concurso de Redação. Há cerca de oito anos, estudantes do 5º ao 9º ano elaboram redações sobre o tema adoção, premiadas na solenidade. O evento acontece às 9h, no Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

No dia 23, quinta-feira, será realizada uma palestra com o tema “Adoção: da concepção à convivência familiar”. O evento ocorrerá das 07h30 às 12h, no auditório, 121, bloco IE, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No último dia do evento e data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção, sábado (25.05), a partir da 17h será realizada a Caminhada da Adoção, no Parque das Águas.