Pular para o conteúdo
Voltar

Entidades que atendem crianças carentes recebem doações da Setasc

Produtos são oriundos das ações de fiscalização executadas pelo Ipem e cedidos por empresários
Vívian Lessa/Setasc-MT | Cuiabá/MT

Setasc-MT realiza entrega de alimentos na Casa Irmã Faustina - Foto por: Jana Pessôa/ Setasc-MT
Setasc-MT realiza entrega de alimentos na Casa Irmã Faustina
A | A

As entidades filantrópicas que atuam com comunidades carentes em Cuiabá, Escola Espírita Irmão Praiero e Casa Irmã Faustina, receberam doações de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

Foram entregues 352 quilos de diversos produtos, cedidos por empresários ao Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) e repassados posteriormente para a Setasc por meio de uma parceria. Os materiais são oriundos das ações de fiscalização executadas pelo Ipem, que conferem a quantidade, metragem entre outras características importantes.

Na Escola Espírita Irmão Praeiro, que atende 160 crianças com idades entre 03 e 11 anos do bairro Jardim Vitória, a trabalhadora voluntária Daianny Tingo ressalta que a solidariedade é o mecanismo que faz a escola ainda existir. “Estamos trabalhando com famílias carentes que muitas vezes não tem o que comer. Na volta dos fins de semana, por exemplo, as crianças chegam com fome na escola que oferece duas refeições em um período”, relata.

A doação para a Escola Espírita veio atender a um pedido da primeira dama Virginia Mendes, que há anos tem contribuído para o desenvolvimento de instituição. “Além dessa unidade, há outras que lidam com famílias carentes e fazem trabalhos importantíssimos no social”, explica a secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, que também acompanhou a entrega dos produtos na Casa Irmã Faustina.

Segundo a diretora da unidade que atende meninas com idades entre 08 e 16 anos no contraturno escolar, irmã Leontina, o fornecimento da alimentação diária só é possível graças à ajuda das pessoas que colaboram com as doações. São ofertadas ainda diversas oficinas como a inclusão digital, o artesanato, reforço escolar, aulas de canto, com aprendizado de instrumento musical, aulas de teatro, dança, atividades de esporte e lazer e orientação sobre saúde.

Cadastro

A Setasc solicita que as associações, instituições e organizações do terceiro setor (organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público) que porventura tenham interesse em serem parceiras da pasta atualizem seus cadastros.

As entidades devem informar como fazem o atendimento ao público-alvo, o número de pessoas atendidas, cidade, endereço e última visita realizada ao público que atende. Em um segundo momento, caso venha a ocorrer a celebração de convênios, a Setasc solicitará também a situação legal da instituição.

Como atualizar os dados?

Instituições e/ou associações interessadas em atualizar os dados ou fazerem parte deste banco da Setasc devem mandar um e-mail para o endereço: gabinetesac@setasc.mt.gov.br/ colocar no título “Atualização Cadastral – Nome da entidade”.

Outras duas opções: ligar no telefone (65) 3613-4705 ou ainda procurar a Setasc e atualizar pessoalmente. O endereço da Setasc é Rua Julio Domingos de Campos, nº 100, Centro Politico Administrativo (CPA), em Cuiabá.

Serviço

Escola Espírita Irmão Praeiro 
Endereço: R. 6, 43 - Quadra 08 - Jardim Vitória, Cuiabá - MT
Telefone: (65) 3644-7814 / 99972 7121

Casa Irmã Faustina
Endereço: Av. Santos Dumont, 1410 – Pedra 90,  Cuiabá- MT
Telefone: (65) 3667 1640 / 98475 0154