Pular para o conteúdo
Voltar

Sine e CIEE realizam palestra para jovens de Rondonópolis

Iniciativa repassou informações importantes para a busca de emprego
Vívian Lessa/Setasc-MT | Cuiabá/MT

- Foto por: Setasc-MT
A | A

Jovens aprendizes de Rondonópolis participaram da palestra ‘Novas Perspectivas: Empregabilidade e Escolhas’ nessa quarta-feira (11.07). A iniciativa é realizada por meio de parceira entre o Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), unidade vinculada a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Na ocasião, foram repassadas informações sobre o funcionamento e estrutura do Sine. “A proposta era apresentar ao jovens as possibilidades de busca de emprego e qualificação”, explica a coordenadora de Apoio ao Trabalhador e de Gestão do Sistema Público de Emprego do Sine, Simone Koeller.

Para a instrutora do CIEE, Isadora dos Santos Lima, o evento foi de suma importância para a carreira profissional dos adolescentes. “Nós temos a preocupação de desenvolver ao máximo a capacidade dos jovens durante o período de capacitação. É preciso saber como ficarão quando acabar o contrato”. De acordo com ela, a proposta do Sine vai de encontro as necessidades dos jovens. “Mostrar a eles que há vagas que se enquadram nas habilidades que oferecem é uma maneira de dar continuidade ao trabalho que já desenvolvemos dentro do CIEE”.

A estudante Nicole Rodrigues, 17 anos, ressalta que a divulgação das ferramentas do SINE para a busca de emprego irá auxiliar muitos jovens que não sabem o que fazer depois que acabar os contratos.  “Achei muito importante a parte de divulgação do aplicativo e do site para procura de empregos. Isso evita ter que fiquem saindo de casa, enfrentando fila”.

Veja outros depoimentos.

 

Bruna Mello, 16 anos,

“A palestra foi importante para dizer o que fazer depois que acaba o nosso contrato no Jovens Aprendizes. Muitas vezes ficamos perdidos sem saber o que providencia tomar, a quem recorrer. Precisamos dessas informações para continuar trabalhando”.  

 

Marcus, 18 anos

“Palestra interessante com dados específicos e importantes para a carreira profissional. Foram abordados assuntos que fazem diferença no momento da entrevista com o futuro empregador. Algumas pessoas perdem o emprego por não saber o que falar e como agir durante a entrevista. Ações como essas deveriam acontecer mais vezes”.

 

Cinthia, 18 anos

“Achei muito interessante as alternativas para pulverizar as vagas de trabalho, como o uso do aplicativo e site do Sine. Para nós, aprendizes, mais uma oportunidade continuar no mercado de trabalho”

 

Rafael Henrique, 20 anos

“Agrega muito para o nosso conhecimento todas as informações repassadas. Podemos compreender e aprender que o Sine proporciona o site, que pode repassar dados importantes de emprego. A própria unidade do Sine que facilita conseguir um emprego”.

 

Thaila Souza

“É de suma importância a palestra. Além do conteúdo que beneficia quem já trabalha como aprendizes, as informações beneficiam também todos aqueles que estão desempregados. Podemos repassar tudo o que aprendemos para nossos pais e amigos, divulgando esse trabalho que é sem custo”.