Pular para o conteúdo
Voltar

Sine-MT realiza palestras sobre mercado de trabalho em escolas públicas de Sinop

A ação iniciou no último dia 02 de setembro e segue até o dia 26
Quéren-Hapuque | Setasc-MT

A | A

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) em parceria com o Sine Municipal de Sinop, promove em 11 escolas públicas do município uma série de palestras direcionadas a alunos com idade acima de 14 anos. A ação iniciou no último dia 02 de setembro e segue até o dia 26.

O objetivo principal é despertar a consciência do desenvolvimento pessoal dos adolescentes para ingresso ao mercado de trabalho, além de auxiliar os jovens dentro da estrutura familiar, contribuindo com a evolução do nível socioeconômico.

Conforme a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, há muitas vagas em indústrias e comércio, em geral, sendo intermediadas pelo Sine, no entanto, as contratações não são realizadas devido à falta de mão de obra especializada ou capacitação profissional.

“A forma mais viável de preencher essas vagas é orientando e capacitando esses adolescentes, que visam a inserção no mundo do trabalho que está cada vez mais exigente e competitivo".

Simone ainda ressalta a importância da atuação do Estado junto ao município com intuito de levar e promover iniciativas para o aperfeiçoamento deste público.

“Por meio de um termo de cooperação firmado entre o Estado e municípios com a finalidade de descentralizar as ações do Sine, estamos realizando este trabalho. Cabe à Setasc, manter a supervisão, o acompanhamento da qualidade dos serviços desenvolvidos e prestar assessoria técnica para a boa execução das ações”, ressaltou.

Dentre as escolas beneficiadas com o projeto estão: Pissinati Guerra, Edeli Mantovani, Cleufa Hubner, Silva Freire, Bom Jardim, Rosa dos Ventos, Nossa Senhora de Lurdes, Enio Pipino, Renee Menezes, São Vicente de Paula e Zeni Viera.

A iniciativa envolve diversos parceiros e ocorre também em âmbito do Celebra Sinop, nas festividades de aniversário de Sinop.