Pular para o conteúdo
Voltar

Evento em Várzea Grande delibera propostas que serão discutidas durante Conferência Estadual

Evento será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro, em Cuiabá
Vívian Lessa | Setasc-MT

- Foto por: Assessoria
A | A

As propostas deliberadas durante a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, em Várzea Grande, serão apresentadas na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, programada para os dias 24 e 25 de outubro, em Cuiabá. O financiamento do Serviço Único de Assistência Social (Suas) bem como os impactos sociais na redução da demanda oferecida pelos munícipios foram alguns dos temas discutidos durante o evento que ocorreu nesta sexta-feira, 27 de setembro.

Rondenelly Arruda, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, que é vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, ministrou uma palestra sobre o financiamento do Suas e sobre a influência da reforma da previdência no âmbito do serviços socioassistenciais.  Para ele, eventos como esses trazem à tona a necessidade de fortalecimento das políticas sociassistenciais. “É relevante a participação da sociedade no envolvimento das políticas de assistência. Também pudemos apresentar os impactos que a falta dos serviços deverão causar nos municípios”, explicou.

Outros eixos temáticos foram abordados no evento: a reforma da Previdência, diante dos desafios direitos do cidadão para a consolidação do Suas; Proteção Social no SUAS e a judicialização dos serviços e benefícios socioassistenciais e Democracia participativa e o protagonismo do Controle Social. Entre as autoridades presentes que prestigiaram o evento estavam a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, que enfatizou que o povo várzea-grandense necessita das Políticas Públicas Socioassistenciais que garanta o atendimento integral, que sejam tratados com dignidade, respeito e mais qualidade de vida.