Setasc capacita gestores do Programa Bolsa Família e técnicos da Proteção Social Básica

O objetivo é orientar os gestores e técnicos municipais sobre as funcionalidades do SICON e a gestão de condicionalidades do PBF
Quéren-Hapuque | Setasc/MT

Capacitação do Bolsa Família - Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
Capacitação do Bolsa Família

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Superintendência de Benefícios Programas e Projetos Socioassistenciais, realizou entre os dias 02 e 04 de outubro a 1º etapa da capacitação “Sicon na Gestão de Condicionalidades do Programa Bolsa Família”, em Cuiabá.

O evento teve como objetivo orientar os gestores do Programa Bolsa Família e os técnicos de referência responsáveis pelo acompanhamento familiar do Paif, sobre as funcionalidades do Sistema de Condicionalidades (Sicon) e a gestão de condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Nesta etapa participam 32 profissionais dos municípios de Alta Araguaia, Alto Garças, Confresa, Feliz Natal, General Carneiro, Juara, Juína, Nobres, Nova Bandeirantes, Nova Nazaré, Paranaíta, Ribeirão Cascalheira, Rio Branco, Rondonópolis, Santa Carmem, Santo Antônio de Leverger e Sinop.

A capacitação é composta de aulas expositivas dialogadas e atividades práticas de navegações no Sistema Sicon Treinamento, em laboratório de informática, com base em material didático do curso.

A superintendente de Benefícios Programas e Projetos Socioassistenciais do Sistema Único da Assistência Social (Suas), Cristina Caputi, explica que o Sistema é uma ferramenta indispensável para os profissionais, que disponibiliza instrumentos de apoio à gestão municipal. “Os perfis de acesso ao sistema apoiam e possibilitam o modelo de gestão intersetorial do PBF para contribuir com as ações de planejamento, execução e monitoramento, envolvendo as três áreas e para um olhar mais integral sobre as famílias que descumprem as condicionalidades do PBF”, explicou.

A técnica da coordenação de Gestão do Cadastro Único e PBF da Setasc, Eva Anete Domingos, destacou a necessidade desta ação para o aprimoramento e efetividade da gestão de condicionalidades. "Este é o primeiro ano que a Gestão Estadual de Mato Grosso oferece este Curso, por entender a necessidade de capacitar as equipes municipais, para realização da gestão de condicionalidades e a operacionalização do Sistema do Sicon, com base nos princípios da intersetorialidade”, finalizou.