Pular para o conteúdo
Voltar

Programa SER Criança proporciona dia de lazer para mais de 3 mil estudantes da rede estadual de ensino

Atividades no Sesi Park envolveram crianças de 6 a 12 anos de 20 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande; ação foi organizada pela primeira-dama Virginia Mendes
Vívian Lessa | Setasc/MT

Programa SER Criança leva mais de 3 mil estudantes da rede estadual de ensino ao Sesi Park - Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
Programa SER Criança leva mais de 3 mil estudantes da rede estadual de ensino ao Sesi Park
A | A

A energia era contagiante logo nas primeiras horas em que foram abertos os portões do Sesi Park, onde mais de  3 mil estudantes da rede estadual de ensino, com idades entre 6 e 12 anos, tiveram um dia de brincadeira e diversão. A ação, que foi totalmente gratuita incluindo crianças de 20 escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, faz parte do Programa SER Criança, liderado pela primeira-dama de Mato Groso, Virginia Mendes.

O evento, que ocorreu nessa quinta-feira (03.10) em comemoração ao Dia das Crianças, contou com o apoio e realização das Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Educação (Seduc), de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), de Ciência e Tecnologia (Secitec), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Para Ruth Maria Conceição Figueiredo, de 12 anos, da Escola Estadual Dom José, no Despraiado, a visita ao parque foi uma ótima oportunidade para se divertir. “Muitos amigos não têm condições para se divertir. Fiquei tranquila para curtir tudo e até me arrisquei a aprender a nadar”. Outra importante finalidade do evento foi a socialização, destacada pela adolescente Ana Julia de Almeida, 15 anos, portadora de deficiência cognitiva, da Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea Grande. “Achei incrível poder conhecer pessoas de outras escolas e trocar experiências”, disse.

A primeira dama do Estado, Virginia Mendes, destacou a felicidade das crianças em ter um momento de lazer. “Muitas crianças não têm a oportunidade de ir a um parque aquático. Proporcionar isso a elas é uma das maneiras de mostrar que estamos preocupados na qualidade de vida dessas crianças, que merecem ter educação, saúde e lazer. Agradeço de coração a todos os nossos parceiros, que doaram a água, o picolé, o suco, os doces e todos os que vieram doar tempo e amor para estas crianças”.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, destacou as parcerias envolvidas que resultou em uma ação totalmente gratuita. “As crianças não desembolsaram nada. Além da entrada do parque aquático, servimos alimentação, bebidas e mimos para alegrar mais o dia. Além dos parceiros também destacamos os colaboradores voluntários que se despuseram a ficar o dia todo contribuindo nas atividades”. 

De acordo com a vice-presidente do Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Ulana Maria Brumeller, a parceria com o Governo do Estado é essencial para promover a inclusão dessas crianças e atividades de lazer. “Cedemos o Sesi Park gratuitamente por entender a importância do evento”.

O transporte das crianças, da escola até o local, foi de responsabilidade da Secitec, e também foi gratuito. E a seleção das escolas participantes foi feita pela Seduc.

“É um momento importante que contribui para o processo de educação, que é oferecer lazer e recreação as crianças que, normalmente, não tem acesso por falta de condições financeiras. Escolhemos escolas cujo os alunos mais se encaixavam nessa condição de vulnerabilidade social e que já tinham projetos programados para o Dia das Crianças”, explica a secretária da Seduc, Marioneide Angélica Kliemaschewsk.

As atividades de recreação e esporte ficaram por conta da Secel junto com o Centro Universitário Univag. “Com essa parceria, foram disponibilizados 30 acadêmicos que realizaram atividades de esportes com as crianças ”, explica o superintendente de Esporte e Lazer da Secel, Rodrigo Siqueira.

Sem descuidar da segurança, o Corpo de Bombeiros monitorou toda a ação. “Trabalhamos em uma ação preventiva com equipes de mergulhadores. Disponibilizamos também duas viaturas móveis, sendo uma com unidade de resgate, para caso ocorresse algum incidente. Além disso, instruímos os monitores para orientar as crianças como brincar com segurança na piscina”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Eduardo Fernandes Bueno.

Foram parceiros no evento as empresas Água Puríssima, sorvetes Alaska, sorveteria Dio Madona, sucos Prat’s, Casa do Sorveteiro, Atacadão, Mika Alimentos e Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), a Univag e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).