Pular para o conteúdo
Voltar

Reunião ordinária discute políticas públicas voltadas ao enfrentamento do câncer de mama

A reunião faz parte de uma programação de ações que serão promovidas durante o mês
Quéren-Hapuque | Setasc-MT

- Foto por: Assessoria
A | A

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDM), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou na quinta-feira (03.10) a sua 9ª reunião ordinária com o tema “Direito a Saúde e Enfrentamento ao Câncer de Mama”. A iniciativa realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reuniu entidades de Mato Grosso voltadas ao enfrentamento do câncer de mama para discutir políticas públicas sobre o tema.

A reunião faz parte de um cronograma de ações que serão promovidas em parceria com o MTmamma durante o mês, em alusão ao Outubro Rosa, cuja campanha de conscientização trata da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A secretária de Estado da Setasc, Rosamaria de Carvalho, destacou a importância da atuação da pasta com trabalhos de alerta e conscientização. “O grande objetivo da campanha Outubro Rosa é informar a sociedade sobre o câncer de mama que é um problema de saúde pública no Brasil. Este é um dos tumores que mais acomete as mulheres mato-grossenses”, argumentou ela.

A presidente do CEDM, Glaucia Amaral, falou sobre a iniciativa e a busca para ampliar o trabalho em conjunto com entidades que lutam pela causa. “Infelizmente, no Estado, temos um alto índice de câncer de mama acometidos por mulheres de todas as idades. A nossa intenção hoje é nos reunir com sociedade civil e representantes governamentais para debater quais as sugestões que podemos fazer especificamente para solucionar o gargalo desse tema”, explicou.

Conforme a vice-presidente do CEDM, Adriana Catelli, que representa no conselho o MTmamma, o evento foi um pedido deliberado na última reunião ordinária. “É uma reunião diferenciada, aberta a comunidade, que é do interesse de toda a sociedade e especialmente das mulheres”, disse.

Em 2019, 102 mulheres foram mortas pelo câncer de mama em Mato Grosso.  Entre os tumores, este é o que mais acomete mulheres no estado, seguido pelo câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar de grave, quando descoberto no começo, esse tipo de câncer tem 98% de chance de cura e o tratamento não tem tantos efeitos colaterais

Campanha Outubro Rosa

Dando continuidade as ações desenvolvidas em prol da luta contra o câncer de mama, na sexta-feira (11.10), às 21h, será realizado no Centro de Eventos o show do cantor Almir Sater. Já no dia (12.10), às 16h, a campanha promoverá uma caminhada pela Saúde das Mamas no Parque das Águas e no Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, no dia (19.10) no sábado, pela manhã será realizado um mutirão pela Saúde das Mamas.

Na sexta-feira (25.10) o MTmamma na Praça, estará no período matutino na Praça Alencastro. Nos dias (26 e 27.10) final de semana, às 19h, o grupo de dança a Mostra de Dança–Move se apresentará no Teatro Zulmira Canavarros. Para encerrar a programação o MTmamma realizará no dia 09 de novembro, às 20h, no Cenarium Rural o Macarromamma um jantar beneficente que contará com atrações e desfile feito por mulheres em tratamento e pós tratamento de câncer de mama.

Os ingressos podem ser comprados no stand do MTmamma, nos shoppings Estação, 3 Américas e de Várzea Grande. No local também serão vendidos produtos do MTmamma como camisetas e chaveiros. Para mais informações os interessados podem acessar o site: mtmamma.com.br ou ligar no: (65) 3052-8758.

De acordo com Adriana Catelli, toda a arrecadação será destinada para a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, MTmamma amigos do peito.