Pular para o conteúdo
Voltar

Parceria entre Setasc e Ipem permite doação de produtos para Casa do Migrante

Materiais são oriundos das ações de fiscalização executadas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT)
Vívian Lessa | Setasc/MT

Setasc realiza doação de produtos para a Casa do Migrante - Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
Setasc realiza doação de produtos para a Casa do Migrante
A | A

A parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) tem beneficiado muitas entidades de Cuiabá e Várzea Grande. A Casa do Migrante, que acolhe e auxilia pessoas de outros estados e países que estão na Capital de Mato Grosso em busca de melhores oportunidades de vida, recebeu mais uma doação de produtos de limpeza e alimentos, como trigo, feijão e açúcar.

Sensível à situação dos migrantes no Estado, a iniciativa atende a um pedido da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. As doações foram entregues pela secretaria adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Rosineide Porcionato, na ultima quinta-feira (03.10). Ela destaca que a parceria com o Ipem tem contribuído para as ações da Secretaria, que é contribuir para as pessoas mais vulneráveis socialmente.  

A representante da Casa Imigrante, Marilete Mulinari Girardi, ressalta que as doações ajudam a manter os serviços oferecidos no local. Atualmente há 120 moradores entre venezuelanos, haitianos e cubanos, sendo 25 crianças. A Casa ainda oferece apoio para a documentação dos migrantes, recebendo diariamente até 40 pessoas.

Os materiais repassados para Setasc são oriundos das ações de fiscalização executadas pelo Ipem, que confere a quantidade, metragem entre outras características importantes.  Para a fiscalização, os produtos são recolhidos do comércio e estando em conformidade podem ser devolvidos para os empresários, que abrem mão para contribuir nas doações sociais.

Cadastro

A Setasc solicita que as associações, instituições e organizações do terceiro setor (organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público) que, porventura tenham interesse em ser parceiras da pasta, atualizem seus cadastros.

As entidades devem informar como fazem o atendimento ao público-alvo, o número de pessoas atendidas, cidade, endereço e última visita realizada ao público que atende. Em um segundo momento, caso venha a ocorrer a celebração de convênios, a Setasc solicitará também a situação legal da instituição.

Como atualizar os dados

Instituições e/ou associações interessadas em atualizar os dados ou fazerem parte deste banco da Setasc devem mandar um e-mail para o endereço: gabinetesac@setasc.mt.gov.br/ colocar no título “Atualização Cadastral – Nome da entidade”.

Outras duas opções: ligar no telefone (65) 3613-4705 ou ainda procurar a Setasc e atualizar pessoalmente. O endereço da Setasc é Rua Julio Domingos de Campos, nº 100, Centro Politico Administrativo (CPA), em Cuiabá.