Pular para o conteúdo
Voltar

Servidores da Setasc participam de roda de conversa sobre prevenção do Câncer de Mama

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela pasta em alusão a Campanha Outubro Rosa.
Quéren-Hapuque | Setasc/MT

Roda de Conversa sobre Prevenção ao Câncer de Mama - Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
Roda de Conversa sobre Prevenção ao Câncer de Mama
A | A

Em busca de alertar os servidores para a importância da prevenção ao câncer de mama, a Coordenaria de Gestão de Pessoas, por meio da equipe de saúde e segurança da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), realizou uma roda de conversa. O evento foi realizado na quarta-feira (23.10).

Conforme a assistente social da equipe de saúde e segurança, Clarisse Ribeiro Fernandes, a iniciativa ocorre em alusão a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Infelizmente os índices do câncer de mama, ao passar dos anos, vem aumentando e a nossa secretaria é composta por 70% de mulheres. Por vezes, acreditamos que a doença está distante da gente, mas pode acontecer com qualquer um. Então convidamos a MTmamma para este diálogo, para alertar os servidores”, ressaltou.

A coordenadora de palestras da Associação MTmamma, Marli de Cerqueira, destacou a importância de promover eventos que abram espaços para debates sobre a questão. “Vários segmentos nos procuram para a realização de palestras e atividades voltados a causa.  Recebemos o convite da coordenadoria e viemos trazer a mensagem do MTmamma, disseminando informações e esclarecendo dúvidas sobre a prevenção da doença”, disse.

Em 2019, 102 mulheres foram mortas pelo câncer de mama em Mato Grosso.  Entre os tumores, este é o que mais acomete mulheres no estado, seguido pelo câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar de grave, quando descoberto no começo, esse tipo de câncer tem 98% de chance de cura e o tratamento não tem tantos efeitos colaterais.

O evento também contou com a participação de estagiários do curso de medicina e integrantes da Liga Acadêmica de Radiologia da Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio). Por eles foi exposto a história da doença, dados estatísticos, assim como as principais doenças relacionadas, os sintomas mais comuns e as formas de prevenção.