Comissão Intergestores realiza a 5ª reunião ordinária em Cuiabá

O evento reuniu gestores e técnicos da assistência social de 52 municípios do Estado
Emerson Cantarelli | Setasc/MT

5º Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Suas - Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
5º Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Suas

A Comissão Intergestores Bipartite Do Sistema Ùnico de Assistência Social (CIB-Suas), coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc MT) realizou, na manhã desta quinta-feira (28.11), a 5ª reunião ordinária de 2019, no Salão Nobre Clovis Vetoratto-Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O evento reuniu gestores e técnicos municipais de assistência social dos 52 municípios do estado, tem como objetivo o avanço no diálogo entre Estado e município, principalmente nas pactuações em prol da implementação da política de assistência social em Mato Grosso. Dentre as pautas que foram abordadas estão a quitação do cofinanciamento de 2018, as principais atividades previstas para 2020, apoio técnico e financeiro.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, ressaltou a importância do compromisso do Governo do Estado em manter em dia o pagamento do cofinanciamento com todos os municípios.  “A meta é reduzir as parcelas  desses repasses. O governador nos sinalizou  através de um pedido da primeira-dama, Virgínia Mendes, que nós ressuscitássemos o cofinanciamento  e fizéssemos o pagamento”, destacou.

A CIB é uma instância do Sistema Ùnico da Assistência Social (Suas) que tem como missão negociar, buscar consenso entre estado e municípios e pactuar as decisões em prol do desenvolvimento da política de assistência social em âmbito estadual. As reuniões da CIB ocorrem bimestralmente e são abertas a participação de toda a sociedade.