Pular para o conteúdo

O Programa SER Família, que foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A iniciativa consiste na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa abrangerá todos os municípios do Estado de Mato Grosso e  terá por finalidade  reduzir as   desigualdades sociais, mediante   ações     de promoção da cidadania, bem como   inclusão     social de famílias em situação de   vulnerabilidade   em decorrência de   situações  de pobreza e risco social, com a finalidade de   auxiliar os destinatários na superação de tais fatores.

SER Mulher é voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica, em situação de medida protetiva, para custeio de moradia. O valor pago mensal será de até um salário mínimo.

 

CONTATOS

Telefones:
(65) 3613-5701 
(65) 3613-5722 

(65) 3613-5798

email: sappeaf@setasc.mt.gov.br

 

OUTRAS AÇÕES 

O programa SER MULHER está sustentado em três grandes pilares: Superação, Esperança e Respeito. As letras iniciais, que juntas formam a palavra SER, buscam dar ainda mais significado a identidade das mulheres na luta por seus direitos e no combate a violência doméstica. A iniciativa é idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, com o propósito de promover políticas públicas e ações voltadas aos direitos das mulheres.
 
Entre as ações do programa SER MULHER,  também destaca-se o Ônibus Lilás. Os veículos, pintados com a cor lilás, são equipados com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar, oferecendo assistência psicossocial e jurídica para as vítimas de violência.

Outra importante iniciativa é a implantação do 1º Plantão 24 horas para atendimento aos casos de violência doméstica e sexual de Mato Grosso. O Plantão da Mulher funciona em local próprio, na 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, em Cuiabá, e dispõe de espaços adequados, como, sala para atendimento psicossocial, espaço exclusivo para atendimento e registro de boletim de ocorrência, brinquedoteca e playground para as crianças acompanhantes e especialmente preparados para garantir atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual.

A reforma, mobiliário, equipamentos e diversos investimentos foram realizados por meio de ações beneficente promovidas pela primeira-dama e vários empresários parceiros. Além da estrutura física, o Plantão conta com cinco delegadas, conquista também promovida por meio de articulação de Virginia Mendes.