Pular para o conteúdo
Voltar

Parceria vai qualificar 7 mil trabalhadores em situação de vulnerabilidade

Virginia Mendes e secretária Rosamaria assinaram termo de parceria com o Senai para cursos na área de Tecnologia da Informação
Quéren-Hapuque | Setasc-MT

SETASC e SENAI firmam parceria de qualificação profissional. - Foto por: CAROLINE DE VITA
SETASC e SENAI firmam parceria de qualificação profissional.
A | A

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa ‘Bom Começo’ irá ofertar 7 mil vagas na área da Tecnologia da Informação. A assinatura da parceria foi realizada na tarde desta quarta-feira (19.09) no gabinete da Setasc.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e implementar cursos para formação de competências transversais em operação básica de computadores, com pacote office. A ação visa potencializar as ferramentas para inserção deste público no mercado de trabalho. 

A primeira-dama Virginia Mendes destacou que este é apenas o início do amplo programa de qualificação profissional que irá desenvolver em Mato Grosso. “Além destes cursos também estamos em busca de mais vagas em áreas diversas e de acordo com o que o mercado de trabalho tem nos indicado como demanda. Já temos em vista cursos voltados para o comércio, construção civil, indústria e prestação de serviço. E o público prioritário será o de pessoas fora do mercado de trabalho, com ênfase nos jovens e mulheres chefes de família”, disse Virginia.

A secretaria da Setasc, Rosamaria de Carvalho, reforçou a importância do trabalho desenvolvido para a população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com esta parceria, viabilizada pela primeira-dama Virginia Mendes. A qualificação profissional é uma das prioridades da nossa gestão para que possamos retirar os cidadãos em situação de vulnerabilidade e permitir a inserção deles no mercado de trabalho”. 

Para a diretora regional do Senai, Lélia Abadio Brum, a parceria com o Governo do Estado contribuirá para a geração de emprego, renda e redução da curva de aprendizado sobre a indústria 4.0. “Essa parceria é muito positiva e tem um objetivo maior, não apenas disponibilizar o curso de qualificação profissional, mas fazer com que as pessoas desmistifiquem o conceito da Indústria 4.0” destacou.

Entre os municípios que receberão os cursos estão: Cuiabá, Barra do Bugres, Cáceres, Juína, Barra do Garças, Sorriso, Sinop ,Várzea Grande, Rondonópolis, Nova mutum.  O curso terá 160 horas/aulas e será aplicado durante dois meses e meio. Poderão participar pessoas com mais de 14 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

A Secretaria de Assuntos Comunitários irá indicar as localidades para a distribuição das vagas. Já a Secretaria Adjunta de Cidadania, que é responsável pela Superintendência de Qualificação, organizará o processo de de seleção e preenchimento dessas vagas.