Pular para o conteúdo
Voltar

SES promove evento para discutir ações de valorização à vida nesta terça-feira (10)

Evento integra atividades do Setembro Amarelo, campanha de intensificação de debates e conscientização da população a respeito de questões ligadas à saúde mental
Carlos Celestino | Secom-MT

O encontro é destinado a estudantes, professores e profissionais da saúde - Foto por: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
O encontro é destinado a estudantes, professores e profissionais da saúde
A | A

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do setor de Promoção e Humanização da Saúde, realizará nesta terça-feira (10.09), a partir das 9h, o encontro de Promoção da Saúde como Prevenção ao Suicídio, que ocorrerá no auditório da Escola de Saúde Pública. O evento integra a agenda do Setembro Amarelo, mês dedicado às diversas ações voltadas à saúde mental.

O encontro é destinado a estudantes, professores e profissionais da saúde, que vão trabalhar com temas de estudos sobre a relação entre a medicalização do mal-estar e seus efeitos colaterais a médio prazo e qualidade de vida. Além disso, os benefícios da atividade física na qualidade de vida da sociedade também serão tratados no evento.

De acordo com a servidora responsável pela coordenação do evento, Daniela Bezerra, a organização está sendo pensada desde o ano passado. As ações foram articuladas com setores da sociedade que trabalham na área para promover discursões sobre a temática.

“A programação tem o objetivo de colocar as pessoas de diferentes setores da sociedade para discutir e construir nova ideias de como pensar políticas afirmativas de promoção da saúde para a prevenção do suicídio”, afirmou Daniela.

O suicídio é um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos em diferentes fases e situações da vida. Neste caso, não é possível determinar um único fator, é necessário observar alguns sinais que são manifestados em uma crise suicida, como sofrimento, manifestações verbais que chamam a atenção de amigos e pessoas próximas.

Todos os fatores de riscos deverão ser debatidos durante o encontro, que apresenta variadas temáticas para a construção de ações que possam promover a melhor forma de prevenção ao suicídio e reverter os dados negativos.

Confira a programação completa

Local: Auditório da Escola de Saúde Pública

Data: 10 de setembro de 2019

Horário: Período integral das 9h às 12h  e das 14h às 17h

Manhã

Mesa de abertura

Dra. Daniela Santos Bezerra, especialista em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo HCFMUSP e em Administração Hospitalar pela UFMT, mestrado e doutorado em Psicanálise pela UERJ, servidora da Coordenadoria da Promoção e Humanização da Saúde da SES e Profa. Dra. Karine Wlasenko Nicolau Psicóloga social com especialização em Saúde Coletiva (ênfase em Educação e Saúde - UNB), mestrado em Política Social pela UFMT e doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB, Coordenadora da Graduação em Saúde Coletiva da UFMT.

Mesa atividade física - academia da saúde  

Esp. Andressa Fantim Giroldo – Fisioterapeuta, técnica responsável pela Academia da Saúde da COPHS SES, especialista em Neurologia Adulto e Infantil, Urgência e Emergência, UTI Neonatal e pediátrica, Hospitalar, Ergonomia e Ginástica Laboral.

Esp. Max Elias da Silva Moraes – Profissional da Educação Física; servidor da SEPLAG; membro do LAPPEX-UFMT Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Exercício; treinador CORE 360.

Esp. Rêmolo Claudio Abbas de Carvalho – especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Treinamento Físico; Personal Trainer; Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física e Administrador e Fundador do Movimento Social Educação Física Legal de MT.

Tarde

Mesa PICS 

Profa. Msc. Else Saliés – COPHS SES, Fisioterapeuta, Especialista em Docência Universitária, UEG.  Mestre em Gestão em Saúde- UTAD/PT, responsável pela política estadual das PICS/COPHS SES.

Prof. Msc. Jonatan Costa Gomes - Enfermeiro. Mestre em enfermagem. Doutorando no PPGEL/UFMT. Especialista em PICS. Docente universitário no IESMT.

Msc. Vanessa Ferraz Leite – Enfermeira, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT), doutoranda membro do Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM) da Faculdade de Enfermagem da UFMT, Instrutora de Yoga pelo Instituto Yoga Clássico Mato Grosso e Pan American Comission for Yoga (PACY), Terapeuta em Ayurveda pela ESCOLA de Ayurveda (sede Porto Alegre).

Serviço

A Escola de Saúde Pública fica localizada na Avenida Adauto Botelho, nº 552, bairro Coophema. Para mais informações, entre em contato pelo número: 3613-2323.