"Nos meus 67 anos, nunca vi uma ação como essa. Essa iniciativa é excelente para a população ter esse olhar de cuidado com as mulheres. São muitas que estão perdendo a vida nas mãos dos próprios companheiros. A caminhada, além de ter o olhar para as mulheres, tem o lado social com o leite arrecadado, que ajudará muitas famílias", observou a aposentada Maria Miranda, que particiou junto com o seu neto da 1 ª Caminhada do Ser Família Mulher, no Parque Mãe Bonifácia, ocorrido no último sábado (18.03).
Dentre os centenas de participantes estava Juscileny Campos Ferlete, acompanhada da mãe, Lídia Laranjeira Campos, e de sua filha, Rebeca Campos Moura. Para Juscileny a proposta da caminhada pelo Governo de Mato Grosso foi importante para chamar a atenção da população para o combate à violência doméstica.
“A gestão está de parabéns pela proposta da caminhada voltada para as mulheres. Não devemos ficar em silêncio quando há violência contra a mulher, e aceitar que elas fiquem desamparadas. Então, esse programa SER Família Mulher vem neste sentido, de trazer um auxílio para as mulheres que estão sob violência doméstica”, disse a participante.
O evento é uma ação do Programa Ser Família, idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, e que contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf). A realização contou com o apoio do Ciopaer, do Batalhão Ambiental, da Rotam, da administração do Parque estadual, das Secretarias de Estado de Saúde (Ses), de Educação (Seduc) e de Esporte Lazer e Cultura (Secel), e da Polícia Militar.
A secretária interina de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, agradeceu ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama, Virginia Mendes, que participaram de toda a programação, pela oportunidade de discutir a situação da mulher com um evento público.
“Agradeço a ocasião de poder reuni-los nessa caminhada e lembrar a todos o quanto nós, mulheres, somos importantes e o quanto a gente tem que ser respeitada. E o meu obrigada às equipes da Setasc e da Unaf pelo empenho na realização do evento, que não mediram esforços para essa caminhada; além da Rotam, Saúde estadual e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Batalhão Ambiental e a administração do Parque Mãe Bonifácia, e outros apoiadores que contribuíram para que esse evento acontecesse”, afirmou a secretária.