Perguntas Frequentes

CARTÃO SER FAMÍLIA


1 – Quem tem direito ao cartão do Programa SER Família?
O cartão SER Família é destinado às famílias em situação de extrema pobreza, ou seja, que tenham renda per capita de até R$105,00, e estejam com seu Cadastro Único atualizado.

2 – Quais as próximas datas de recarga do cartão do Programa SER Família?
- 12 de julho
- 12 de setembro
- 12 de novembro

3 – Como faço para receber? 
Para receber o benefício dos cartões do SER Família o cidadão que mora em Cuiabá precisa ter feito o cadastro da Setasc, realizado no início do ano. Ainda não há previsão para a realização de um novo cadastramento. No caso dos outros municípios, a pessoa precisa estar com o cadastro atualizado e buscar informação junto ao município nos Centro de Referências de Assistência Social (CRAS) e Secretarias de Assistência Social da cidade.

4 – É só atualizar o cadastro no CRAS que ganha o cartão? 
Não. A atualização do Cadastro Único é necessária para que as pessoas tenham acesso aos benefícios das políticas públicas oferecidas tanto pelo Governo Estadual quanto pelo Governo Federal, mas para ter acesso ao cartão do SER Família é necessário se encaixar nos critérios do programa, além de estar com o cadastro único atualizado.  

5 – Vai ter uma nova lista? Novas pessoas serão contempladas? 
Não há previsão de uma nova lista, mas é importante lembrar que o Programa SER Família não é algo fixo. Como é isso: o objetivo do Programa SER Família é auxiliar as pessoas em condição de extrema vulnerabilidade a melhorarem de vida, dando condições de se capacitar e conseguir uma colocação no mercado de trabalho. A partir deste ponto, ela deixa de fazer parte do programa, dando a oportunidade para outra pessoa. Ou seja, o programa é rotativo. Quando novos cadastramentos forem realizados, a população será informada pela imprensa.  

6 – É possível se inscrever em mais de um programa?
Não. Conforme a Lei do Programa SER Família, será concedido apenas um benefício por família.

7 – Quais são os telefones para tirar dúvidas?
Os telefones para contato são (65)36135701 e 36135722, ou através do e-mail serfamilia@setasc.mt.gov.br.
 

SOBRE CESTAS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS E KITS DE HIGIENE 
 

1 – A quem as cestas de produtos alimentícios e kits de higiene são destinadas?
As cestas são destinadas para pessoas em situação de insegurança alimentar e que estejam inscritas no CadÚnico. 

2 – Como faço para a distribuição destas vir para a minha região?
Todos os 141 municípios recebem as cestas básicas. A distribuição no interior de MT é de responsabilidade da prefeitura municipal. A solicitação é realizada através de ofício enviado no e-mail segurancaalimentar@setasc.mt.gov.br. Juntamente com o ofício é necessário enviar o cadastro das pessoas solicitantes, para análise junto à Caixa Econômica pelo sistema FICOS.
 

SOBRE O MUTIRÃO DA CIDADANIA

 
1 – A quem os serviços dos mutirões são destinados? 
Preferencialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que tem menos acesso a serviços básicos de cidadania, porém qualquer cidadão pode ser atendido. 

2 – Como faço para o Mutirão da Cidadania vir para a minha região?
A solicitação é realizada através de ofício enviado no e-mail gabinete@setasc.mt.gov.br e/ou protocolo na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
 

SOBRE O SER FAMÍLIA CAPACITA


1 – A quem os cursos são destinados? 
Qualquer pessoa poderá se inscrever nos cursos ofertados pelo Programa Ser Família Capacita, mas a preferência será dada ao público que se enquadrar no seguintes requisitos:
- Preferencialmente beneficiários do Projeto Ser Família;
- Mulheres em situação de vulnerabilidade social;
- Profissionais empreendedores em busca de qualificação para geração de renda;
- Jovens em busca do primeiro emprego;
- Profissionais desempregados em busca de recolocação profissional;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social;
- Pessoas desempregadas;
- Comunidades Tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas);
- Egressos do trabalho análogo ao escravo;
- E egressos do Sistema prisional.

2 – Onde posso fazer minha pré-inscrição?

CUIABÁ

Senai XV de Novembro
Av. XV de Novembro, 303 , Porto - CEP: 78020-300
Telefone Central  - 0800 777 9737
 
Senai Distrito Industrial
Av. A, 956, Distrito industrial - CEP: 78098-270
Telefone Central  - 0800 777 9737
 
Ganha Tempo Ipiranga
Travessa Paes de Oliveira, s/n – Centro, Cuiabá – MT, CEP: 78055-260.
Telefone: (65) 3315-4700 / (65) 3315-4751

Ganha Tempo CPA
Endereço: Rua Alenquer – CPA I, Cuiabá – MT, CEP: 78055-010
Telefone: (65) 3619-3300 / 65 3619-3374

 

VÁRZEA GRANDE

CEC (Centro Estadual de Cidadania) Shopping Várzea Grande
Avenida Arthur Bernardes, nº 43, Várzea Grande/MT

Senai Cristo Rei
Av. Dom Orlando Chaves, 1536, Ponte Nova,CEP: 78116-130
Telefone Central - 0800 777 9737

CRAS Cristo Rei
Rua Prof. Isabel Pinto, nº 258, Cristo Rei, Cep: 78118-110, Várzea Grande/MT 
 
CRAS Jardim Glória
Rua Júlio Domingos de Campos, Vila Suíça, Cep: 78135-730, Várzea Grande/MT

CRAS São Mateus
Rua 20, número 17, Bairro São Mateus, Várzea Grande/MT

CRAS Santa Maria
Rua Santa Edwirges, s/n, Bairro Santa Maria 2, Várzea Grande/MT

Rede Cidadã
Avenida Castelo Branco, nº 485, Centro Sul, ao lado do terminal André Maggi

Para os municípios do interior, as pré-inscrições presenciais serão nos CRAS ou no endereço eletrônico https://www.setasc.mt.gov.br/ser-familia-capacita